O objetivo de qualquer produtor é maximização do lucro. Já os consumidores tencionam comprar ao preço mais baixo possível e em grande quantidade, o que permite o bem estar individual.
Então o monopólio é ou não desejável?
Do ponto de vista dos consumidores, um preço elevado torna o monopólio indesejável. Ao mesmo tempo, no entanto, os produtores monopolistas conseguem muito lucro caso cobrem um preço alto. Do ponto de vista dos proprietários da empresa, o preço alto torna o monopólio muito desejável. Ou seja, do ponto de vista social, quando passamos de Concorrência Perfeita para Monopólio, o produtor apropria-se do lucro do excedente do consumidor.
O que é o excedente do consumidor? E o excedente do produtor?
O excedente do consumidor é a diferença entre aquilo que os consumidores estão
dispostos a pagar e aquilo que efetivamente pagam. O excedente do produtor é a
diferença entre o que os produtores recebem e o que pagam para produzir. Vamos então identificar os excedentes, do produtor e do consumidor, perdidos em monopólio, através do gráfico:
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A parte A representa o excedente do consumidor em concorrência e em monopólio. A parte B representa o excedente do consumidor em concorrência e o excedente do produtor em monopólio, sendo que o produtor aproveita o excedente do consumidor. A parte C representa o excedente do consumidor em concorrência. A parte D representa o excedente do produtor em concorrência e em monopólio e a parte E representa o excedente do produtor em concorrência. Como podemos ver, a parte C e E fazem parte de um triângulo morto, em que o excedente dos produtor e o excedente do consumidor se perdem, em monopólio.
Sintetizando os dados (clicar para aumentar a imagem):
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Vejamos Conceitos Chave em 90 segundos, no vídeo que se segue (em inglês):
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Os monopólios pressupõem preços elevados, com vista à obtenção do lucro e os produtores creem que podem produzir menos mas ganhar mais. Contudo, nem todos os consumidores valorizam o bem mais do que o seu custo. Para além disso, a quantidade produzida e vendida por um monopólio está abaixo do nível socialmente eficiente. Assim, do ponto de vista social, a partir do momento em que se reduz a quantidade transacionada de monopólio, há 1 perda de bem estar.
Conclusão:
Perante o preço elevado do monopólio, os consumidores pagam mais e saem prejudicados, mas os produtores saem beneficiados. Isto representa a captura do excedente do consumidor por parte do produtor. É por isso que a sua fatia economia fica maior, absorvendo a dos consumidores. As empresas monopolistas podem usar o seu poder de mercado e conseguem um lucro económico positivo para a empresa, mas um peso morto para a sociedade. Em termos sociais é benéfico ter a maior quantidade transacionada possível. Mas um produtor monopolista não está disponível para isso.
Esta publicação teve essencialmente como base a aula de Economia Política sobre Estruturas de Mercado, assim como os seguintes apoios:
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